Inspirado nos bares secretos da década de 1930, o local une o melhor da alta gastronomia, drinques de primeira e noites embaladas por jazz ao vivo em clima intimista.

Idioma do site

/História do Jazz /A História do Jazz, de 1890 aos dias atuais

A História do Jazz, de 1890 aos dias atuais

Não se sabe a data exata do surgimento desse grande estilo  musical, mas o que se sabe é que entre 1890 e 1910 em Nova Orleans e no Delta do Mississippi surgiram os primeiros indícios do que viria ser o Jazz. Embora não há uma única definição para o Jazz, pode-se dizer que ele é marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares. O jazz tem suas raízes na música negra americana. A maior influência do jazz foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros americanos.

A música de jazz pode se definir com três tópicos principais:

  • O swing, balanço e a maneira de tocar.
  • O improviso, ou os solos nas apresentações. Solos improvisados que se seguem ao tema.
  • A comunicação, ou função de ritual, herdada das reuniões de igrejas protestantes, onde a participação da platéia era fundamental.

As apresentações eram feitas em bordéis e as primeiras formações tradicionais de banda de jazz eram compostas por corneta, clarineta, trombone, banjo ou guitarra, contrabaixo, bateria e piano. Sendo que muitas bandas não tinham nem piano nem contrabaixo. O baixo era marcado pelo bumbo do baterista. O cornetista era sempre o principal solista do conjunto todo.

De 1890 até 1900 

Os críticos acreditam que o jazz surgiu no fim da década de 1890, quando o lendário Buddy Bolden, um cornetista neto de escravos, que tocava marchas, danças, valsas e tudo mais misturou blues e ragtime,(um ritmo sincopado então na moda) e começou a improvisar, dando personalidade à música. 

De 1901 até  1910

Na década de 1910, a Original Dixieland Jazz Band constitui um marco importante na afirmação do Jazz, realizando concertos, digressões e gravações musicais. – Louis Armstrong, 1936. Swing That Music

De 1911 até 1920 

Temos o Jazz como música de entretenimento, ou seja muitas Big Bands; capital do Jazz era New Orleans (hoje considerada o berço da Música Popular Americana por excelência: JAZZ).

De 1920 até 1930 

Nova York se torna capital do Jazz, com seus Bares e Teatros; surgem o que predomina nos dias de hoje grupos pequenos, geralmente trios e Quartetos (podendo variar chegando a ter 8 integrantes).

De 1930 até 1940 

Aparecimento do Be Bop o Jazz começa a se intelectualizar, passa a Ter status. Os músicos negros norte-americanos começam a ter carros, casas, e passam a casar-se com mulheres brancas. Em 1939 surge a Blue Note Records uma dos mais respeitados (até hoje) selos do Gênero. Destaques: Dizzy Gillespsie; Charlie (Bird) Parker; Miles Davis.

De 1950 até 1960

O Jazz começa a perder terreno para o “famigerado Rock and Roll” isto ocorreu principalmente porque o Jazz era “visto” como algo inacessível para os jovens da chamada classe média americana. Por outro lado, mais precisamente na costa oeste, começa a aparecer uns músicos jovens e brancos que fazem do Jazz algo acessível, pois os músicos não trajavam ternos, eles usavam o que era moda na época: jeans e camiseta. Destaques: Chet Baker, Gerry Mulligan entre Outros. Nascia assim o chamado Cool Jazz. (reza a lenda que a nossa Bossa Nova teve influencia explicita do Cool Jazz).

De 1960 até 1980

Fase de experimentações, músicos começam a misturar Jazz com outros estilos de músicas. Surgem neste período o Free Jazz, Fusion Jazz (ou para nós Brasileiros: Jazz Fusion), o Soul Jazz e o JazzRock.

De 1980 até 1990 

O mundo volta seus “Olhos” e “Ouvido” para a Europa; que sempre foi “consumidora” de Jazz elevando-o ao estado de arte suprema, principalmente na frança; agora passa a ser “fornecedora” de Jazz de Boa Qualidade, tão boa que músicos do calibre de Chet Baker, Miles Davis foram morar na Europa. (recentemente Nina Simone mora na Europa).

De 1990 até os dias atuais 

Acompanhamos o Renascimento do Cool Jazz e do Jazz de modo geral (em parte graças aos DJ’s europeus, e também com o lançamento da Trilogia “The Rebirth of  Cool”), dando origem ao Chamado Acid Jazz.

POST A COMMENT

Abrir chat
1
Como podemos te ajudar?
Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by