Inspirado nos bares secretos da década de 1930, o local une o melhor da alta gastronomia, drinques de primeira e noites embaladas por jazz ao vivo em clima intimista.

Idioma do site

/Lendas do Blues /W. C. Handy

W. C. Handy

 WC Handy nasceu em 16 de novembro de 1873, em Florença, Alabama. Filho e neto de escravos já nasceu livre e não trabalhou em lavouras como seus antepassados. Entretanto carregava no sangue as lembranças e a dor que seus familiares viveram no cativeiro.

   De família humilde, Handy mostrou o seu amor pela música quando ainda era criança. Com 15 anos de idade se juntou a uma produção teatral da época que tinha em sua trilha sonora canções afro americanas, algo com o que sempre se identificou. Mais tarde estudou música em Huntsville, Alabama, onde se formou em 1892. O instrumento escolhido por ele não foi um violão ou uma gaita de boca ( tão comuns ao Blues) mas uma pequena e barulhenta corneta. WC Handy tocou em vários estados americanos. 

  Ainda em 1892 formou uma banda chamada Lauzette Quartet, com a intenção de se apresentar na Feira Mundial de Chicago no final daquele ano, mas quando a feira foi adiada para 1893, a banda foi forçada a se dividir. Handy terminou em St. Louis onde, vivendo sozinho, experimentou a pobreza, a fome e a falta de moradia, elementos que o credenciam em muito para ocupar o cargo de “Pai do Blues”.

  Seu primeiro reconhecimento musical só veio em 1896, quando foi convidado a se juntar aos Minstrels de WA. Tocou sua corneta alegre, entoando seu estilo bonachão, com o grupo durante vários anos viajando pelo por diversas cidades do país. Cansado da vida na estrada, em 1900 estabeleceu-se em Huntsville, no Alabama e lá trabalhou como professor de música até 1902, quando decidiu pegar a estrada novamente.

  Depois de uma passagem por Clarksdale, Mississippi, onde liderou a banda Black Knights of Pyhtias, foi para Memphis e lá teve seu primeiro contato com o Blues nos clubes da Beale Street (local de onde se concentravam muitos bares de música negra no começo do século XX). Porém, há uma versão mais romântica sobre o primeiro contato de WC Handy com o Blues: Conta-se que ele ouviu este tipo de música pela primeira vez em 1903, quando viajava clandestinamente em um vagão de trem e observava um homem que tocava violão com um canivete. Porém não há fontes que confirmem essa história.

Faleceu em Nova Iorque, no dia 28 de março de 1958.

POST A COMMENT

Abrir chat
1
Como podemos te ajudar?
Olá!
Como podemos te ajudar?
Powered by